Notícias

Bandeira tarifária permanece verde em fevereiro, sem taxa na conta de luz

Aumento das chuvas melhorou nível dos reservatórios

BRASÍLIA — A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira que as contas de luz terão bandeira verde no mês de fevereiro. Com isso, os consumidores não precisarão pagar adicional na tarifa no próximo mês. Em janeiro, também vigorou a bandeira verde.

A manutenção da bandeira verde foi possível em razão do aumento das chuvas nas últimas semanas que ajudaram a recuperar o nível dos reservatórios das hidrelétricas.

“O acionamento desta bandeira indica a manutenção das condições favoráveis de geração hidrelétrica no Sistema Interligado Nacional. Apesar da bandeira verde é importante que os consumidores mantenham as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica”, informou a Aneel, em nota.

O sistema de bandeiras sinaliza o custo real da energia gerada. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde). Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas.

Em dezembro, vigorou a bandeira tarifária vermelha em patamar 1, o que representa cobrança extra nas contas de luz de R$ 3 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Em novembro, a bandeira ficou na cor vermelha patamar 2, a mais alta da escala criada pela agência. Na ocasião, a cobrança adicional para cada 100 kWh consumidos foi de R$ 5, após reajuste feito pela Aneel.